top of page

Palestras

Encontros literários: Literatura e resistência

A palestra tem como objetivo um encontro literário para discutir a poesia e suas formas de resistência com duas especialistas da área: Numa Ciro (psicanalista, letrista, atriz e pesquisadora da literatura marginal brasileira) e Larissa Lisboa, mediadas pela escritora, dramaturga e jornalista Manoela Sawitzki.

O encontro tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e Professores da rede. Contudo, interessados em geral, inclusive, escritores e artistas que queiram compartilhar suas experiências serão bem-vindos.

A discussão propõe um diálogo entre as manifestações artísticas no campo da poesia no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) e seus trânsitos, a partir de temas e reflexões comuns que podem ser discutidos, a exemplo da autoria feminina e as resistências das mulheres artistas, a poesia marginal encontrada no rap, as manifestações diversas que envolvem essas literaturas, como saraus, ou mesmo os conflitos relacionados à invisibilidade dessas literaturas nas escolas e universidades brasileiras.

Através da experiência acadêmica das pesquisadoras, Numa Ciro com o rap nacional e a poesia marginal e Larissa Lisboa com as literaturas dos países africanos de língua portuguesa, além da mediação de Manoela Sawitzki, escritora que pôde trazer as suas experiências, a palestra oferece ao público um espaço de resistência, demonstrando o quanto essas literaturas são necessárias, não apenas para redefinir a ideia de cânone literário, mas também como forma de contestar o que ainda é considerado literário, trazendo novos agentes, novas vozes e novas histórias aos brasileiros. 

 

Locais que já receberam a atividade:

 

SESC Barra Mansa – Rio de Janeiro

SESC Madureira – Rio de Janeiro

SESC Tijuca – Rio de Janeiro

Literaturas africanas de língua portuguesa:
Entre tradições e modernidades

A palestra tem por objetivo apresentar aos participantes um panorama das literaturas africanas de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) e seus principais escritores, a partir de dois momentos históricos, o Período Colonial e o Pós-Independências.

Como a proposta de atividade visa apresentar um número expressivo de artistas, a palestra priorizará as reflexões no campo da poesia, entretanto, alguns textos em prosa serão discutidos.

 

Essas literaturas relacionam-se, sobremaneira, com as problemáticas políticas, econômicas e culturais de seus países, aparecendo de diversas formas ficcionalizadas, ultrapassando os limites das narrativas e abrangendo toda uma esfera social. Assim, a pertinência e a relevância dessa exposição se dão, também, nos âmbitos educacionais, tanto no ensino básico, como nos cursos de graduação, pós-graduação e formação de professores, pois trazem à tona a efetividade da Lei 10.639/03 (obrigatoriedade no ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras).

Locais que já receberam a atividade:

Centro Universitário Municipal de Franca (UNI-FACEF)

bottom of page